Dia 27 de fevereiro é Dia Internacional do Urso Polar
Assinala-se a 27 de fevereiro o Dia Internacional do Urso Polar.
O objetivo deste dia é alertar para o perigo de extinção deste animal, classificado desde 2001 como espécie protegida (as estimativas preveem que existem 25 mil ursos polares no mundo).
A vulnerabilidade desta espécie aumentou com o aquecimento global que causou o degelo que lhes está a afetar o seu habitat natural, as suas condições de sobrevivência e a sua alimentação.
Para além do degelo, a exploração de petróleo e gás naquelas que são as regiões que lhe servem de habitat, a caça predatória e a poluição são ameaças sérias à sua sobrevivência.
O urso-polar (nome científico: Ursus maritimus), também conhecido como urso-branco, é uma espécie de mamífero carnívoro da família Ursidae encontrada no círculo polar Ártico (Canadá, Alasca, Rússia, Noruega e Gronelândia). Os ursos polares são os maiores ursos do mundo, quando adultos, e em pé, os ursos polares podem atingir os 2,7 metros de altura.
A alimentação do urso polar é feita de animais que vivem em águas geladas e frias. As presas mais frequentes na sua dieta são as focas, mas também se alimentam de salmão, aves e outros mamíferos como golfinhos e filhotes de leões marinhos.
Todos os animais devem de ser preservados, assim como os seus habitats. Sabemos que muitas especies correm o risco de se extinguirem, se não fizermos nada…